quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Satélites e Mensagens do além

26 de setembro de 1993 – Entra em órbita o PoSAT-1, o primeiro satélite português por volta das 2h45min, hora de Lisboa. Foi lançado ao espaço no vôo 59 do foguetão Ariane 4; o lançamento foi realizado no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.1 20 minutos e 35 segundos após o lançamento e a 807 km de altitude, o PoSAT-1 separou-se com sucesso do foguetão.
O PoSAT-1 pertence à classe dos micro-satélites, que têm entre 10 e 100 kg, e pesa cerca de 50 kg. Todo este projecto foi desenvolvido por um consórcio de universidades e empresas de Portugal e foi construído na Universidade de Surrey, em Inglaterra.1 Custou cerca de mil milhões de escudos (ou seja, 5 milhões de euros), sendo 600 milhões de escudos pagos pelo Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa e 400 milhões por empresas portuguesas envolvidas no Consórcio Po-SAT: INETI, EFACEC, ALCATEL, MARCONI, OGMA, IST, UBI e CEDINTEC. O responsável máximo foi Fernando Carvalho Rodrigues, que devido ao seu envolvimento é apelidado de "pai" do primeiro satélite português.
O PoSAT-1 é uma caixa de alumínio, em forma de paralelepípedo, com as dimensões de 35 centímetros de lado por 35 de profundidade, 58 de comprimento e 50 quilos de peso. Sobre uma gaveta-base, que contém as baterias e o módulo de detecção remota, estão empilhadas dez gavetas cheias de placas electrónicas — os subsistemas do engenho. Na parte superior do satélite encontram-se os sensores de atitude e o mastro de estabilização, instrumentos essenciais para o PoSAT-1 manter a órbita correcta.
Os quatro painéis solares estão montados nas faces laterais da estrutura do satélite, formando um paralelepípedo, que constituem a fonte de energia para todos os sistemas de bordo. Cada painel contém 1344 células de GaAs.



O sinal Wow! foi um forte sinal recebido pelo radiotelescópio Big ear por Jerry E. Ehman em 15 de agosto de 1977, enquanto ele trabalhava pelo programa SETI em Ohio . O radiotelescópio escaneava o céu enquanto a Terra girava. O sinal era uma fonte constante de ondas de rádio, coincidência ou não, especulam muitos, pode ser exatamente o tipo de sinal que uma civilização avançada de extraterrestres enviaria, pois tal onda destacar-se-ia das ondas de rádio vindas do espaço. O computador registrou o sinal como uma sequência de seis letras e números que durou 72 segundos. Ao lado do sinal escrito Jerry E. Ehman escreveu "Wow!", e assim ficou conhecido o sinal.
Foi descoberto que o sinal Wow! era proveniente da constelação de sagitário com uma frequência de 1420.4556 MHz. A estrela mais próxima que existe naquela direção está a pelo menos 220 anos-luz de distância. Caso tenha mesmo sido uma civilização nos enviando um sinal, o mesmo levou pelo menos 200 anos para chegar até aqui, caso quiséssemos respondê-lo, o tempo seria igualmente demorado, o que não torna a comunicação viável, uma vez que, 200 anos da margem para muitos acontecimentos. Como exemplo disto, podemos citar que a civilização que enviou o sinal já pode ter se extinguido ou esquecido da mensagem.
Até hoje não se sabe o que poderia ser o sinal Wow! e ele permanece um dos maiores mistérios da humanidade e da cosmologia. Já se foi vasculhado o mesmo local de onde se foi recebido o sinal mas não foi detectado nada. Muitos especularam que alguém poderia ter enviado a mensagem para confundir ou fazer graça, mas essa hipótese foi descartada. O observatório especulara que poderia ter sido algum sinal terrestre rebatido por um satélite, mas nenhum satélite estava na posição da detecção da onda de rádio. 4

 Fonte:Wikipédia Porque Odaiment é cultura também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,não tenha vergonha!